Patricia Montenegro
Esperei a poeira baixar um pouco para emitir a minha opinião sobre a vitória da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Talvez muitos estranhem a minha opinião e pensem até que não sou patriota e não amo o meu Brasil. - Quero ressaltar que sou carioca, moro no Rio de Janeiro e por isso não é um bairrismo insano da minha parte - Mas é justamente o inverso. Amo meu País e vejo diariamente as mazelas as quais ele está entregue. O Rio de Janeiro é sem duvidas uma cidade belíssima em beleza natural. Porém isso não é suficiente. Para achar que pode ser sede um evento do tamanho de uma Olimpíada. O que percebo é uma grande jogada política onde mais uma vez o povo é enganado e tem sua visão desviada da realidade.
Sexta Feira, dia 02 ficou parada e caótica a espera de um evento que em nada acrescentará ao povo - A nossa realidade?
O Rio de Janeiro atualmente está completamente abandonado política e economicamente. A violência aumentou barbaramente nos últimos meses. Sendo que nas ultimas semanas essa violência está rompendo as fronteiras das ruas e invadindo os lares. - Lares esses já repletos de grades e cadeados - Não existem mais lugares seguros. Não existem mais horários seguros. E quando precisamos não encontramos policiamento suficiente. Confesso que hoje tenho medo de sair à rua porque não sei se voltarei. Semana retrasada ao sair de casa na primeira esquina quase presenciei um assassinato. Quando passei um motociclista tinha sido assassinado ao reagir a um assalto.
Hoje se fico ‘presa’ em um congestionamento em um túnel fico apreensiva sem saber se é tão somente transito ou uma ação de bandidos para mais um arrastão. Se uma motocicleta se aproxima fico em estado de alerta. Isso não é vida. E sei que não é um problema isolado no Rio de Janeiro. Mas uma cidade que pretende sediar um evento esportivo do porte de uma Olimpíada deve ter uma infra-estrutura mínina. Hoje temos uma cidade sem transportes suficientes, sem postos de saúde, sem escolas, sem limpeza, violenta e corrupta .
Será que vão querer realizar eventos na famosa ‘Cidade da Música’ – obras paradas e
abandonadas.Queria acreditar que todo o dinheiro prometido para as famosas melhorias fossem realmente usado para isso. Mas não acredito mais. Não é o que nos mostra a nossa historia.Agora passaremos seis anos com eventos, festas ao ar livre, comemorações etc. Tudo para mais uma vez desviar a atenção de um povo sofrido e carente em todos os sentidos. Um povo em estado de alienação e anestesia. O Rio de Janeiro apenas reflete a situação vivida e sentida no Brasil.
Dominado pelo desemprego, corrupção e escândalos - O Brasil tem muito ainda que crescer e aprender para querer sediar uma Olimpíada. Mas o Rio de Janeiro ‘venceu’. Agora só resta esperar e ver no que vai dar.
Quero apenas dizer que não sou contra o esporte. Pelo contrario. Mas presenciei a ilusão que foram os jogos Pan Americanos. Espero realmente estar enganada. E que o futuro me mostre isso. Mas por enquanto não tenho porque comemorar a vitoria do Rio de Janeiro/Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016.
Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2009 (Enviada via e-mail por Norma Guimarães - NY)