terça-feira, 2 de julho de 2013

Comunicado da Assembleia Popular Horizontal - NÃO ACREDITEM NA GLOBO - Da Câmara Municipal de BH.

Belo Horizonte, 1º de julho de 2013.

N
OTA AOS CIDADÃOS 
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias

A Assembleia Popular Horizontal, reunida em ocupação na Câmara Municipal desde sábado de manhã - 29 de junho, declara nesta tarde de segunda que o Prefeito Marcio Lacerda desconsiderou toda a tentativa de construção de uma agenda comum e anunciou à imprensa uma reunião marcada quase na hora de sua realização.


Este anúncio de Lacerda atropela a horizontalidade proposta pela Assembleia e, inclusive, ignora acordo realizado entre a Comissão de Negociação da Assembleia com o Secretário de Governo, Josué Valadão, e o Diretor-presidente da BHtrans, Ramon Victor, na tarde de domingo. Nesta reunião foi firmado que o primeiro encontro entre o prefeito e delegados da Assembleia NÃO SERIA REALIZADA HOJE, segunda-feira, tendo em mente que ainda hoje às 19h será realizada a 5ª Sessão da Assembleia Popular Horizontal. Sessão que definirá justamente a delegação responsável para levar os encaminhamentos da Assembleia da prefeitura.


Com essa nota afirmamos o repúdio ao Prefeito Marcio Lacerda e sua forma de fazer política que, em uma decisão arbitrária e de má fé, não entrou em contato direto com a Assembleia Popular, a ação limitou-se a lançar uma nota na imprensa. Esse é o tipo de negociação executada pelo Prefeito, que primeiramente deslegitimou a Assembleia exigindo a negociar com “grupos mais representativos” para no dia seguinte tentar desmobilizar a população e ridicularizar o movimento perante a opinião pública marcando uma reunião às pressas. Convite a uma reunião que sequer chegou às mãos da Assembleia.


Deixamos claro que não nos recusamos a encontrar com o Prefeito Marcio e sua equipe, mas destacamos que esse encontro não pode ser definido de forma autoritária e verticalizada, ignorando a autonomia, horizontalidade e transparência da Assembleia. Sendo assim, esperamos que o Prefeito, cumprindo seu papel de representante eleito, adie o encontro de hoje e entre em contato direto com a Assembleia, propondo uma reunião que atenda às demandas e conjunturas de ambos.
Esperamos ter esclarecido quaisquer dúvidas.


Assembleia Popular Horizontal


Neste domingo (30), centenas de pessoas ocupam a Câmara Municipal de BH (Foto: Pedro Ângelo/ G1)