Giovani Grizotti mostra no Canal F as dificuldades e a estratégia usada para conseguir as informações. O caso teve repercussão e os vereadores mostrados na matéria serão investigados.A ideia dessa reportagem na verdade foi retomar um assunto que a gente iniciou há quatro anos, quando nós mostramos pela primeira vez a farra dos vereadores que, a pretexto de participarem de cursos de qualificação, faziam turismo com dinheiro público...
Reveja: Vereadores fazem viagens às custas do dinheiro dos contribuintes - Veja a primeira matéria publicada no Fantástico
...Só que agora foi bem mais difícil, porque em função daquela primeira reportagem, os vereadores passaram a ficar muito precavidos. Eles passaram a desconfiar, passaram a adotar estratégias pra não serem descobertos principalmente pela imprensa.
Daí a necessidade de infiltrar um assessor nos cursos.
Então nesse caso, além de algumas gravações que nós fizemos pessoalmente, eu e mais o cinegrafista Giancarlo Barzi, com câmera escondida, nós decidimos infiltrar um assessor.
Esse assessor é conhecido nosso; ele já trabalhou como assessor parlamentar numa Câmara Municipal, e então ele próprio fez as inscrições em vários desses cursos que nós mostramos na reportagem.
Conseguimos um vereador na região metropolitana de Porto Alegre que se dispôs a confirmar que esse assessor realmente trabalhava com ele - claro, tudo pra evitar que houvesse vazamento desse nossa infiltração, e esse assessor passou a participar de vários cursos e flagrar situações mais absurdas, como essas que foram flagradas na reportagem: compra de diplomas - até em nome de jogador de futebol, assinatura de listas de presença, antes mesmo de começar o curso e farras patrocinadas com o dinheiro público.( Fonte: http://video.globo.com/Videos/)