sábado, 16 de abril de 2016

Parem as vendas de marfim!


Queridos amigos,

o comércio de marfim está levando os elefantes para mais perto da extinção. E o Yahoo, uma das gigantes de internet, está lucrando com bijouterias feitas de marfim comercializadas em sua filial do Japão! Mas agora temos uma janela de oportunidade para acabar com a cumplicidade da empresa. 
Grandes marcas como Google e Amazon não querem mais se sujar vendendo marfim; o Yahoo é um dos últimos a facilitar este mercado online. Mas podemos fazê-los mudar de ideia: o Yahoo está perdendo seus melhores funcionários, e a CEO Marissa Mayer está oferencendo milhões para convencê-los a ficar. Se ameaçarmos divulgar o segredo mais sujo do Yahoo neste momento delicado para a empresa, eles poderão perder mais funcionários ainda mais rápido, e poderão reconsiderar os custos de manter ativo esse comércio cruel. 

100 elefantes são mortos diariamente para suprir esse comércio. E, por serem animais inteligentes, eles sentem a dor e o horror do que estão fazendo com eles. Vamos juntar 1 milhão de vozes para proteger essas criaturas majestosas -- A Avaaz lançará uma "blitz" de anúncios publicitários e vai focar nos empregados do Yahoo ao redor do mundo para exigir mudanças das diretrizes internas e acabar de uma vez com este comércio cruel. Adicione sua voz: 

https://secure.avaaz.org/po/yahoo_ivory_loc_yh/?beodvkb&v=72619&cl=9850188961

As vendas de marfim no Yahoo! Japão estão em alta: o mercado cresceu de $2 milhões em 2010 para $7 milhões em 2014. O Yahoo! Japão atua de maneira independente do Yahoo! Global, mas tem como segundo maior acionista justamente a matriz internacional, que tem grande influência nas diretrizes internas.

A CEO do Yahoo, Marissa Mayer, está com a corda no pescoço. O desempenho financeiro deles tem ido de mal a pior, e alguns investidores querem a demissão de Marissa. Já os funcionários estão com a moral baixa: mais de ⅓ dos empregados saiu da empresa no ano passado. A última coisa que ela precisa agora é se distrair com mais publicidade negativa e a fúria dos seus funcionários. Se conquistarmos essa vitória com o Yahoo, podemos usá-la para ir atrás de outras empresas que continuam vendendo marfim na internet.

Não há tempo a perder: especialistas dizem que os elefantes podem entrar em extinção em apenas uma ou duas décadas. Se soarmos o alarme sobre o envolvimento do Yahoo na cadeia produtiva da matança de elefantes entre seus funcionários e para a imprensa, a CEO Marissa Mayer vai se sentir pressionada a seguir o exemplo das outras empresas, banindo o comércio de marfim em seu site. Participe agora e compartilhe para que todos tomem conhecimento:

https://secure.avaaz.org/po/yahoo_ivory_loc_yh/?beodvkb&v=72619&cl=9850188961

Quando quase 1,4 milhão de membros da Avaaz e da WWF se uniram a Leonardo DiCaprio para pressionar a primeiro-ministra tailandesa a acabar com o mercado informal de marfim no seu país, deixamos tantos comentários na página de Facebook dela que sua tirou a página do ar temporariamente! A pressão popular funcionou: a primeira-ministra fez um pedido formal para acabar com as irregularidades! Agora podemos acabar com outra parte significativa do comércio e salvar estes animais preciosos!

Com esperança e determinação,
Meredith, Marie, Alice, Risalat, Emilia e toda a equipe da Avaaz
MAIS INFORMAÇÕES:

Investidores e funcionários perdem confiança no Yahoo (EXAME)
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/investidores-e-funcionarios-perdem-confianca-no-yahoo
Última oportunidade para salvar os grandes da África da caça ilegal (El País)
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/20/internacional/1424426311_756002.html
Relatório encontra níveis ‘muito altos’ de caça ilegal de elefantes na África (ONU)
https://nacoesunidas.org/onu-relatorio-encontra-niveis-muito-altos-de-caca-ilegal-de-elefantes-na-africa/

Inércia do Japão alimenta mercado ilegal de marfim e demanda aumenta, aponta estudo (em inglês)

(The Guardian)
http://www.theguardian.com/environment/2015/dec/10/japans-blind-eye-fuelling-illegal-ivory-trade-as-demand-rises-study-finds

Como o Japão está dando força à caça furtiva de elefantes (em inglês) (National Geographic)
http://news.nationalgeographic

À CEO do Yahoo!, Marissa Mayer; ao CEO do Yahoo! Japão, Manabu Miyasaka, e a todas as outras empresas que permitem a venda de marfim online:

Como cidadãos globais, estamos perplexos que os senhores permitem a venda de marfim em seus websites/plataformas, dando ainda mais força à extinção dos elefantes. Grandes empresas como Google e Amazon já passaram a agir com responsabilidade e recusam-se a participar deste comércio sangrento. Pedimos que os senhores parem imediatamente todas as vendas nos websites/plataformas do Japão e todos os outros mercados. Assine a PetiçãoASSINE A PETIÇÃO
 https://secure.avaaz.org/po/yahoo_ivory_loc_yh/?beodvkb&v=72619&cl=9850188961